• Nosso Telefone
  • (48) 99609-9076

Construtoras elegem o grande vilão de 2022




Construtoras elegem o grande vilão de 2022



Construtoras elegem o grande vilão de 2022
Postado por webmaster 18/10/2022

De uma forma unânime as construtoras e incorporadoras elegeram como maior vilão de 2022 o custo dos materiais de construção. 82% das empresas apontam que o valor dos insumos vem sendo a maior dificuldade do setor no ano, de acordo com pesquisa da Brain Inteligência Estratégica e Abrainc.

Entre os desafios citados pelas construtoras, as outras preocupações ficam bem para trás. O segundo lugar ficou com as dificuldades de aprovação/licenciamento, citadas por 44% dos entrevistados, seguidas pelo custo dos terrenos, com 33% das respostas.

Muito temida pelo setor imobiliário, a baixa demanda aparece apenas na quarta colocação da pesquisa, com 25% de lembranças. A pesquisa foi divulgada durante a 5ª edição do Incorpora, Fórum Brasileiro das Incorporadoras Imobiliárias, promovido pela Abrainc. Foram entrevistados 356 empresas e 850 consumidores.

Para 2023, a pesquisa revelou otimismo. 62% dos participantes acreditam que, no ano que vem, o mercado estará um pouco ou muito melhor do que agora. Ao mesmo tempo, 55% dos respondentes disseram que venderam acima ou de acordo com a meta prevista no início de 2022. Do lado meio vazio deste copo, 38% venderam abaixo da meta e 3% acreditam que o ano que vem será pior.

Só que o momento positivo fica evidente no Índice de Confiança da Construção, que chegou ao seu maior nível desde 2012. Houve avanço de 3,5 pontos em setembro, chegando a um total de 101,7 pontos. 

A incorporação mostra, também, que deve ter papel fundamental na recuperação do PIB. Após os ajustes no programa Casa Verde e Amarela, mesmo com a alta da taxa de juros, 65% das pessoas entrevistadas dizem continuar à procura de imóveis, de acordo com outro levantamento feito pela Brain.

Fonte: Imob Report e Estadão

VOLTAR

Tags:



Outros Empreendimentos

Confira abaixo outros opções de investimento.