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Mercado de artigos de luxo consegue se manter à margem de crises




Mercado de artigos de luxo consegue se manter à margem de crises



Mercado de artigos de luxo consegue se manter à margem de crises
Postado por webmaster 30/11/2022

A instabilidade no cenário macroeconômico internacional, com alta de inflação e das taxas de de juros e um risco de recessão apontado por especialistas, não chegou ao mercado de artigos de luxo. Empresas que atendem a milionários de todo o mundo, como montadoras e grifes, vêm apresentado altas em vendas e se mantendo a salvo.

Para especialistas, o aumento no consumo de itens de alto padrão reflete o atendimento a uma demanda reprimida durante a pandemia de covid-19, já que o verão de 2022 no Hemisfério Norte foi o primeiro sem restrições depois de três anos.

A LVHM, dona das grifes Louis Vuitton e Christian Dior, registrou um aumento de 22% nas vendas de artigos de luxo no terceiro trimestre de 2022, em relação ao trimestre anterior.

As lojas da marca em Paris, Londres e Berlim registraram filas de turistas, especialmente norte-americanos, aproveitando o fortalecimento do dólar frente ao euro visto nos últimos meses.

Em relatório da consultoria Bernstein citado pela Bloomberg, o analista Luca Solca disse que “o alívio de sair vivo da pandemia superou qualquer má notícia”.

Uma ausência notada pelas grifes, contudo, foi a de turistas chineses, os mais frequentes antes da pandemia. Como o país ainda vive eventuais restrições sanitárias, além de uma desaceleração financeira, o número de visitantes foi bem menor do que se regiustrava até 2019.

O bom momento nas vendas se refletiu também na Mercedes-Benz, que teve acréscimo superior a 20% no trimestre, enquanto a Porsche realizou seu IPO (abertura de capital) na bolsa de Frankfurt com excelentes resultados – alcançou valor de mercado maior que sua controladora, a Volkswagen.

Analistas e as próprias marcas, contudo, ainda são receosos a respeito do quanto esse movimento de alta é permanente ou se ele se trata apenas desse rescaldo do fim da pandemia.

O Brasil, o mercado de luxo também segue movimentado, inclusive com aquisições e parcerias sendo consolidadas nos últimos meses. A Associação Brasileira de Empresas de Luxo (Abrael) tem identificado uma mudança de comportamento, em que consumidores reduziram o número de viagens ao exterior e vêm redirecionando seu poder de compra para o mercado nacional.

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